.

PARA VER O BLOG COMPLETO CLICA NA IMAGEM ACIMA

segunda-feira, 29 de março de 2010

FELGUEIRAS__ROTA DO ROMÂNICO. Placas de dificil interpretação na indicação dos monumentos Românicos.


Todos sabemos da importância e a riqueza que representa o Românico para o património histórico do concelho de Felgueiras.
Certamente já deparou quando circula nas estradas de Felgueiras e Vale de Sousa, com dezenas de placas destas como mostram as imagens, que indicam para todo lado e para lado nenhum, se a ideia é indicar que circulamos numa rota do Românico, isso já percebemos, o difícil é encontrar os monumentos através dessa indicação, mesmo as pessoas do concelho têm dificuldades em interpretar as indicações dos locais para onde as placas direcionam.
 Escusado será dizer para os que nos visitam que as dificuldades serão acrescidas.

Sabemos que as placas obedecem ao regulamento de sinalização e trânsito, mas só por si essa informação torna-se insuficiente e confusa, com um pequeno mapa como este exemplo acima e as coordenadas GPS, próximo ou anexado à placa em certos locais estratégicos das intersecções viárias, ajudariam muito a quem nos visita a encontrar os monumentos Românicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

O conjunto de sinais, setas e painéis que constituem o Sistema de Sinalização Turístico-Cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) obedece, de forma rigorosa, ao estipulado no Regulamento de Sinalização e Trânsito (Dec. Reg. n.º 22-A/1998, alterado parcialmente pelo Dec. Reg. n.º 41/2002).

Deste modo, a escolha do tamanho, da cor e de outros requisitos do citado conjunto de sinais corresponde ao legalmente preceituado como Rota Turística e não a uma escolha aleatória e pessoal.

Por outro lado, o Sistema de Sinalização foi definido e implementado em Abril de 2008, pelo que, naturalmente, as suas condições de manutenção não correspondem já às originais, e foram já vários os sinais que foram alvo de vandalismo e/ou mesmo de furto, tendo obrigado à sua substituição.

A Rota do Românico, tal como os seus principais acessos, está devidamente sinalizada em toda a região. Ao longo de um percurso total de 176,4 Kms, que liga o Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras) à Torre de Aguiar de Sousa (Paredes), o visitante depara-se, na proximidade das intersecções viárias (cruzamentos, entroncamentos ou rotundas), com sinais que o informarão se deverá seguir em Frente, virar à Direita ou à Esquerda.

Depois das citadas intersecções, o sinal de identificação da Rota do Românico (que não tem qualquer seta) confirma se tomou a decisão correcta. Na proximidade dos 21 monumentos da Rota do Românico vai encontrar a indicação relativa a cada um deles.

Convém, igualmente, referir que a RRVS foi sinalizada em dois sentidos, de Norte para Sul e vice-versa.

Não estamos na presença do Sistema de Sinalização perfeito, como seria difícil ocorrer num percurso tão longo - que atravessa 6 Municípios - e num território com claros problemas ao nível do seu ordenamento, nomeadamente, da sua complexa rede viária.

Contudo, foi já considerado um exemplo a seguir a nível nacional, o que não impede que ocorram situações pontuais – algumas já identificadas – que necessitam de correcção.

Quanto às sugestões do Mapa e das Coordenadas GPS devo referir-lhe que elas já existem, estando disponíveis, por exemplo, no website e nas publicações já editadas pela RRVS

António Coelho
Rota do Românico do Vale do Sousa
antonio.coelho@valsousa.pt

Paulo Faria disse...

Obrigado sr. Antonio pela participacão, colaboração e explicação aqui no blog.Aceitamos a sua opinião em relação ao que está estipulado em regulamento,no entanto como disse e passo a citar "não estamos na presença do Sistema de Sinalização perfeito",essa é também a nossa opinião, o sistema está confuso e dificil de interpretar para a maioria do cidadão comum que circula na via publica.Em relação ao website que menciona,infelizmente ainda nem todo o cidadão tem acesso á internet.
Abraço .Paulo Faria

antoniomasero1961@gmail.com disse...

los mapas de la ruta para conocer el romanico portugues no estan accesibles en la web.
Saludos