A paróquia de Santa Comba de Regilde pretende reconstruir e
requalificar a sua Igreja Matriz referiu o Padre Filipe Ferreira à Radio Vizela do qual
passamos a citar:"A par desta reconstrução, pretende-se ainda recuperar
toda a arte sacra e efectuar um levantamento arqueológico e histórico desta
Igreja.A população e o tecido empresarial podem enviar os seus donativos
como forma de contribuir para este objectivo, uma vez que “é interesse de todos
cultivar o património” referiu o Padre Filipe Ferreira, da paróquia de Santa
Comba de Regilde. A par disto, “esta requalificação poderá ser ainda um
investimento no turismo religioso que está em expansão”, acrescentou ainda o
pároco".
Regilde é uma freguesia muito antiga, onde as actas das
inquirições de 1258 e de 1290 já a referiam, no entanto a sua Igreja atual é
recente.
Até á cerca de 80
anos atrás a primeira igreja ou capela funcionava no lugar da Trindade e a
residência na casa dos Incados, estando ainda na memória das pessoas mais
velhas da freguesia onde ali assistiram á celebração da Eucaristia.
Em termos de significado histórico e arqueológico,a atual
Igreja de Santa Comba é pouco expressivo sendo uma construção muito recente quando
comparada com as Igrejas das freguesias vizinhas.
.
Como Regildense participa, faz comentários, expressa aqui
tua opinião
(Nota:Reserva-se o direito de eliminar os comentários recebidos sempre que os mesmos contenham linguagem grosseira ou abusiva.)
17 comentários:
Eu não vou ser mais nabo, ou lorpa e andar a manter determinados caprichos dos senhores da batina.
Manter-se anônimo é um direito que lhe assiste,e que nós respeitamos,mas gostariamos de convencer os nossos participantes a assumir notória e corajosamente as suas identidades, sem medo e com coragem Suficiente para sair das sombras e se exporem, como confessos participantes do nosso.site.Abraço a todos.
grande disparate tamanha obra em tempo de aperta o sinto.
Também a crise está em franca expansão, o que mais me admira é gente tão culta ainda ter a coragem de tentar tirar mais uns tostões à população, quando se calhar deveriam era apoiar alguns daqueles a quem vão pedir. Ponham a mão à consciência se è que a têm.
Quanto à reconstrução da igreja de Regilde, quero dar a minha humilde opinião.
Com este padre e esta comissão, as obras até podem começar, mas tarde ou nunca se acabarão; porque o povo diz que não vai manter burros à corda nem pagar ração pra Cão, e quando chegar a hora dos pagamentos e o saco não tiver fundo o promotor da obra sai de fininho voltando (pró cu do mundo). isto é lugar ficticio pois não sei de onde veio nem para onde irá, e de o saber, menos me interssará.
Regilde tem sido massacrada com os sucessivos administradores das obras que aqui se tem feito.
Exemplos começando pelo salão paroquial, gastaran-se dezenas de milhares de contos para depois ser tudo destruido, com a residência, ficou tão orrenda que mais parece uma capela mortuária gastando-se uma fortuna na sua reconstruçao, só que agora o povo já viu o que é feito com o seu rico dinheirinho e vão tomar mais cuidadinho.
Edalino Alves
OLA A TODOS,EU SO TENHO DUAS COISA A DIZER PARA TER UM PADRE ASSIM MAIS VALIA TER UM EMPREGADO DAS FINANÇAS FICARIA MUITO MAIS BARATO.ÑÃO ERA PRECISSO TER DOIS EMPREGADOS.CASA COM TODOS OS LUXOS.NEM UM CÕA FORA O RESTO.ABRAM OS OLHOS.
Ao digníssimo Dr. Fernando Araújo, presidente do concelho directivo da, A.R.S.N.
Centro de saúde de Felgueiras prestes a cair no abismo por falta de médicos, assim como as subdelegações que dele fazem parte em especial a de Regilde que como se sabe é a que fica mais distante e por este motivo, os médicos recusam-se a ir para lá, porque não lhes pagam as ajudas de transporte.
Agora pergunto eu: onde está o responsável de tudo; Enquanto o serviço era administrado pela administração regional do Porto, o centre de Regilde já chegou a ter quatro médicos diários e os doentes eram atendidos em barracos praticamente sem o mínimo de condições, onde eram atendidos em média, de seis mil doentes.
Construiu-se um centro novo, no entanto, os médicos alguns morreram outros foram transferidos, então agora os doentes de Regilde andam que nem um barco à deriva.
Mas com certeza que quem comanda este serviço, recebe o seu salário ao fim dos mês, por isso tem obrigação de resolver estes problemas.
Por isso lhe peço, tenha ao menos respeito pelos mais velhos, que alguns mesmo podendo apanhar transporte, tem de andar mais de um quilómetro a pé, de bengala, ou de muletas, quer chova ou faça sol.
Eu sei que o país está em crise, mas os meios existentes, devem ser distribuídos, de igual forma, porque se as obrigações são de todos, o mesmo deve acontecer com os direitos.
Temos aqui um exemplo bem perto: os doentes do centro de saúde de Vizela apenas esperam dois ou três dias por uma consulta, toda os doentes têm médico.
Então porquê este pandemónio no centro de saúde de Felgueiras e suas subdelegações.
Estou a falar de Regilde, mas sei que ontem em Felgueiras, só tinha um médico para atender toda gente, inclusive os que vão para o reforço.
Termino pedindo Vª Exa. em meu nome (Edalino Sousa Alves) e dos doentes de Regilde, a resolução do problema tão breve quanto possível.
Tenhamos respeito com os outros, para sermos respeitados.
Com cumprimentos sinceros
Vou expressar e ao mesmo tempo pontuar de 1 a10 os intervenientes nas referidas festas.
Quanto ao programa artístico, deu para entreter o povo por isso a pontuação é de 5 pontos.
Quanto à iluminação embora tivesse uns pequeninos defeitos foi do melhor que até hoje se fez e por isso leva 8,5 pontos.
Quanto ao fogo, também foi o melhor que até hoje por cá se queimou embora também tivesse algumas falhas e as vacas eram bastante magras mesmo assim merecem-me 8 pontos.
Quanto ao programa Religioso falando da procissão, tudo estava muito bonito, o meu muito obrigado ás crianças pelo seu comportamento mesmo com aquele calor insuportável, pois não era hora para se fazer procissão, mas enfim são crianças.
Por Elas e pelos grupos musicais que nela participaram 9 pontos.
Quanto ao religioso interno, o que teve de bom foram as novenas a Santa Comba.
Que Deus compense aqueles que as realizaram também aos participantes, pois no meu tempo também eram obrigatórias e tinham de ter grandes oradores.
Quanto às ruas estavam bastante sujas, pois me admira que não tivessem solicitado os trabalhadores da Câmara, para proceder à sua limpeza como tem sido feito todos os anos.
O meu muito obrigado aos festeiros e boa sorte, aqueles que os vão suceder, que Deus os ajude que vão precisar.
Edalino Alves
Regilde 6 de Agosto de 2011.
Alminhas da Coutada:
No domingo passado, vinha eu da missa de Tegilde e parei junto às referidas Alminhas; pois fiquei bastante triste, ao ver o estado em que as mesnas se encontram, pois é pena que uma relíquia tão antiga esteja naquelas condições, eu que não sou ninguém para isegir seja o que for, vou mesmo assim pedir, e, ao mesmo tempo, dar a minha humilde opinião.
Primeiro: as Alminhas fazem parte do património da coutada pois é único naquele lugar e mesmo na freguesia.
Segundo:o povo da coutada é dos mais bairristas da freguesia! Pois então; com a minha sugestão e porque não com a ajuda de todos, dignifixe o local procedendo-se à limpeza da pedra e da imagem, arranjar as grades, colocar uma nova fechadura, colocar um recipiente ao fundo para queimar a cera, e assim, se dava mais um pouco de dignidade ao monumento que bem o merece, pois dEle já saíram muitas esmolas, que foram aplicadas em missas pelas almas dos nossos familiares.
Como sempre critíco, mas por boas causas.
Sugeriu: Edalino Alves.
Ai Regilde, Regilde:
Como te deve doer o peso do lixo com que te carregam.
Como deves andar triste com a falta de zelo da tua sala de visitas, com alguns dos teus caminhos públicos com as silvas entrelaçadas de um lado ao outro, o teu único passeio pedestre em mau estado, os canos das águas fluviais, muitos deles estão entupidos, a ária circundante do centro de saúde e junta de freguesia rodeada de lixo e mato, fugiu a farmácia e se te não revoltas qualquer dia vai o centro de saúde, enfim; que mais te irá acontecer.
O que pensarás daqueles que têm por missão zelar por Ti; ou seja?
Reivindicar os direitos que te assistem, lavar-te a cara, limpar-te o rosto, em suma fazer aquilo para que foram mandatados, não sei mas faço uma pequena ideia.
Mas deixa lá, que a recompensa de cada um, a seu tempo virá e um dia virá alguém, que te dê a dignidade que tanto mereces.
Para ti sabes quem sou e mais não digo, para que o cheiro da irresponsabilidade não fique nauseabundo.
Quanto à opinião sobre o que se passa na minha terra ou noutra parte qualquer, é da minha inteira responsabilidade e eu me identifico para que não ajam duvidas sob as mesmas, por isso identifiquem-se quer estejam de acordo ou não, nada têm a perder, são apenas opiniões divergentes, que cada dá conforme as suas capacidades e entendimento sob as mesmas.
Quanto ao problema do centro de saúde de Regilde se algumas coisas já foram melhoradas foi apenas com o meu empenho pois tenho provas disso, não foi com intervenção fosse de quem fosse, e continuo todos os dias a tentar resolver o problema actual o que não vejo mais ninguém a fazer ou se o faz que prove.
Pois todas estas coisas, são políticas de gente nomeada para cargos de que nada entende e que deixam as coisas chegarem a este ponto esquecendo-se de que são pessoas que muitas vezes acabam por morrer por falta de assistência médica, claro que estou a falar de saúde, pois todos temos os mesmos direitos e não só privilégio de alguns, que é o que acontece muitas vezes, e nunca aparecem culpados quando as coisas correm mal.
Comentou, Edalino Alves
15 DE OUTUBRO DE 2011
Informação aos utentes do centro de Saúde de Regilde.
Foi-me dada a informação pela Administração do referido centro que no próximo dia 18 terça-feira, entraria ao serviço o Sr. Dr. LUIS CIBRÂO, e dará consulta às terças e quintas da parte da manhã continuando a Dra. Odete ás quartas como de costume não há marcações, é tudo por ordem de chegada, mas não precisão de vir de madrugada.
Estou a dar-vos esta informação como tinha sido prometido por mim, aquando à reclamação que fiz, perante os responsáveis pelo nosso centro de saúde.
Com um abraço e sempre atento Sr.Edalino Alves
Saudação de boas vindas.
Seja bem vindo senhor Doutor ao Centro de Saúde de Regilde, e, que Deus lhe dê muita saúde para que permaneça cá por muito tempo.
Como o povo pertencente ao referido Centro está faminto de médico, irá haver um pouco de rebuliço, mas é uma questão de dias, depois tudo voltará ao normal, por isso espero e peço que não desanime logo à chegada, eu lhe agradeço um pouco de paciência, que com certeza vai precisar.
15de Outubro de 2011 um muito obrigado, Edalino Alves
Chamada de atenção de amigo
Não sendo minha intenção distorcer a opinião de quem quer que seja, vou expor mais uma vez, aquilo que eu acho, que seria correto fazer.
Quando se pensa fazer uma obra nova, restaurar casa ou monumento, quando essa obra ou restauro implica uma profunda mudança de estética, envolvendo centenas de milhares de euros, isto quando o dinheiro não é nosso,
1º, Restaura-se uma coisa que está deteriorada, e, não coisas que estão em perfeitas condições, e, que não é com este restauro que ela igreja um monte de pedras de granito, com aproximadamente 80 anos passa para o tempo de Luís quinze, isto só cabe na cabeça de quem perdeu o censo, porque o país, quando se começou a dita obra, já estava na banca rota e se me não engano Regilde não é alemão nem francês
2º Deveria ter sido apresentado um projecto com tudo aquilo que vai ser feito, o quanto se vai gastar, reunindo para tal, todos aqueles que vão pagar a dita obra, o que não aconteceu nem na residência, nem no salão e nesta passasse o mesmo, estas coisas só acontecem com aqueles que pensam que podem gastar o dinheiro dos outros, porque eles são uns coitadinhos que nem merecem ser ouvidos, porque não entendiam nada mesmo que a questão fosse debatida em público, mas quem entender um pouco sabe porque tudo isto acontece desta maneira, é a lei da prepotência, arrogância, do quero, posso e mando, Agora veremos até quando.
Eu sei muito bem, que é obrigação de todos preservar uma coisa quando queremos usufruir dela, mas que toda a gente fique sabendo, que a igreja e o que dela faz parte, são pertences da Diocese, mesmo que sejamos nós quem a pagamos
E mais não digo, porque isto me revolta e como parece que só Eu é que sou o revolucionário fico-me por aqui, esperando o fim de todo este imbróglio que ainda vai dar muiiiiiiiiiiito que falar.
Com um abraço aos leitores do blog, um dia veremos quem tem razão.
Desculpai minha ignorância.
Como sempre Sr. Edalino Alves
Sr. retire os meus omónimos desta página, que eles estão avariados. Obrigado
A todos os que mal dizem a obra, mas nada fazem pela sua terra!
Em primeiro lugar o custo da obra será financiada em 60% por dinheiros públicos;
Em segundo parece evidente que o património cultural e religioso saíra fortalecido, preservando a herança dos nossos antepassados e promovendo o reconhecimento e orgulho na nossa terra pelos mais jovens;
Por ultimo, espera-se que esta obra traga "pessoas de fora" principalmente turistas, que bom dinheirinho deixarão nos restaurantes nos cafés nas lojas de prendas e artesanato, etc.
Podia enumerar outras tantas vantagens, mas para abrir os olhos de pessoas de horizontes curtos estas bastarão!
Toda a gente quer ser moderna, opinar na internet e garantir o seu modo de vida, mas a tacanhez... essa, há-de ser eterna.
Crónicas de bem dizer
Já há tempos venho dizendo, que não comento os comentários destas matrafonas anónimas, mas ao ver tais aberrações e tanta ignorância, eu não me contenho além de me rir das coisas caricatas que são ditas e além de eu ser um ignorante ainda sei o que querem dizer algumas coisas, mas comecemos pelo princípio.
1º: Aqui o ignóbil anónimo, diz que a obra que vai ser paga em 60% pelo erário público, ou seja, com o dinheiro de todos os portugueses, não sei mas penso que estás a falar da obra da igreja românica como lhe chamam os seus mentores e eu te respondo, que mesmo que isso fosse verdade o que não acredito porque isso é mais uma farsa para iludir o povo, mesmo assim, podes esperar sentado durante uns bons anos para veres o fim da dita obra.
2º: Não sei o que percebes de património cultural e religioso, mas acho, que nem de agricultura percebes, porque para mim, património cultural é tudo aquilo que tem centenas de anos ou que tem alguma coisa de interessante que chame a atenção do visitante, etc. O que neste caso não se aplica, porque, são apenas quatro paredes de granito e nada mais e que a juventude de que falas nem para lá olha.
3º: Agora falando em artesanato: Tu por acaso sabes o que quer dizer artesanato? Ou será que apanhas-te uma grande bebedeira e sonhas-te com artesãos: Sim; porque quando se fala em artesanato, estamos a falar de pessoas que façam coisas como: Bordar, pintar uns quadros, fazer utensílios em madeira, trabalhar a pedra, fazer cestaria, tanoeiros, etc.
Pois que eu saiba aqui em Regilde não há ninguém que tenha qualquer dessas aptidões, o ultimo morreu há pouco tempo.
4º: Agora falando no dinheirinho que os turistas vêm trazer para restaurantes, cafés e o dito artesanato, coitados bem morreriam de fome se não tivessem outro rendimento, mas como isto vem de um alucinado que não sabe do que fala é para ignorar.
Mas já agora vou responder ao resto: Falas que não te alongas mais com as tuas alucinações que para pessoas de horizontes curtos já basta. Agora te digo? Diz-me quem és, e, eu te mostro os teus horizontes que tenho a certeza que nunca os viste, sua matacanha corrosiva, e, antes de chamares tacanhas aos outros, olha por ti abaixo e terás a resposta, pois sei que nada vales, por senão, não dizias tanta asneira.
Agora falando em quem faz alguma coisa pela nossa terra, se fizeres tanto como eu fiz, a nossa terra vai melhorar muito.
Abraços e beijos QUÍRÍDOS (DAS)
Enviar um comentário