.

PARA VER O BLOG COMPLETO CLICA NA IMAGEM ACIMA

sábado, 6 de agosto de 2011

PÁROCO DE REGILDE INCENTIVA OS SEUS PAROQUIANOS A OBRA COM PROJECTO DE RESTAURO DA SUA IGREJA MATRIZ

Pároco de Regilde envia pedido aos seus paroquianos incentivando ao contributo para as obras que pretende realizar na Igreja de Santa Comba, datado de 01 Setembro 2011.

Clique no texto abaixo para Ampliar:



Como já referimos em outra publicação aqui no nosso Blog  a Igreja de Santa Comba é uma Igreja  recente que em termos históricos e arqueológicos  é pouco significativo, sendo difícil qualquer agregação no enquadramento da Rota do Românico. 
Lamentamos que o único vestígio românico em Regilde era uma fonte que não foi preservada tendo sido destruída na construção da Rua da Coutada.


A tua opinião é importante expressa-a aqui no nosso site .

26 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde..

Antes de mais queria felicitar o mentor e criador deste blog, desta iniciativa bonita de promover uma linda terra, que nos últimos anos se encontra "adormecida", talvez por questoes alheias aos residentes ou talvez pela passividade destes mesmos..
Apoio o uso deste suporte informático para a promoção e divulgação da minha querida terrinha, e tambem pode ser usado de uma forma ordeira e controlada, para debates de varios pontos que quanto mim que de certa forma tem barrado o crescimento e desenvolvimento desta freguesia..

Nao é o local próprio para falar de politica ou de ofender ninguém mas pode ser o local para debater questoes que envolvem toda uma populaçao que devia lutar no mesmo sentido.

Algumas temáticas irei aqui POSTAR, em breve..Tambem irei tentar promover este blog para fomentar as ideias e temas em torno da nossa linda e querida freguesia.

E com pena minha que muitos dos residentes desta freguesia nao tenham acesso a internet, a culpa nao e da PT, mas talvez a junta poderia fazer como outras juntas aqui vizinhas, e instalar um sistema de wirless ( mas talvez fique muito caro, nao sei?? )

Cumprimentos,

PS

Anónimo disse...

BOA TARDE ..

ACHAVA BOA IDEIA PROMOVER O GRANDE EVENTO DO ANO A TAL "CORRIDA DE ROLAMENTOS" AXO BOA IDEIA..

Cumprimento,

PS

ALEXANDRA disse...

ESSE SENHOR(A) QUE SE INTITULA DE PREOCUPADO NÃO SE DEVERIA ESCONDER POR TRÁS DE PSEUDONIMOS, MAS TALVEZ O FAÇA POR TER VERGONHA DE SER UM DOS QUE NAO FAZ NADA PELA FREGUESIA, E SO SABE CRITICAR AS COISAS BOAS QUE A JUNTA FAZ NA FREGUESIA, JA QUE É TAO PREOCUPADO, PREOCUPE-SE MAS É EM TENTAR ARRANJAR UMA VIDA PARA SI E NAO FALAR MAL DA DOS OUTROS.

CUMPRIMENTO,

APOIANTE DE FERNANDO DIAS

Paulo Faria disse...

Queremos felicitar os participantes que fazem comentários aqui no nosso site, e que tem a coragem de se identificar, contudo não estamos a promover ou a despromover as ideologias desses comentários. O objectivo deste Site é divulgar Regilde e o nosso concelho que é Felgueiras, e fazer com que haja diálogo de ideias construtivas dos problemas da nossa terra e não aproveitarem o direito ao anonimato para denegrir abusivamente a imagem daqueles que se identificam. Realço que por esse motivo já foram eliminados comentários com esse tipo de conteúdo.
Se acha que tem uma ideia interessante que possa ser publicada aqui no nosso Site (com fotos ou vídeo) envie para e-mail regildeblogspot@sapo.pt
Abraço Paulo Faria.

Anónimo disse...

boa noit..

Nao era intensao minha provocar este tipo de situaçoes, pelo contrario, acho que apenas tentei dar uma ideia ( wirless local), nao tinha intensao de provocar alguem ou qualquer organizaçao( junta ou outro tipo de associativismo local), em relaçao ao anonimato talvez nao seja o correcto, mas como foi referido em cima nao devo ter que fazer? se calhar sou reformado e tenh bastante tempo para analisar muitas questoes relacionadas com a nossa freguesia.

Assim como o criador do blog frisa varias vezes isto nao e local de falar de politica ou ideologias politicas ou organizaçoes socias.

Estamos proximos de um evento ja no proximo dia 10 do mes presente.. vamos unir em torno deste evento para mais uma vez, mostrar a nossa força..

cumprimentos

Anónimo disse...

DE BOAS INTENCOES ESTA O INFERNO CHEIO..............

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Sr.Edalino.Mas outra coisa nao seria de esperar. So quem nada tem a lucrar com as ditas obras e que engole o Sr.padre........................enfim tantos a meter a mao ao bolso dos regildenses ,que nao vai chegar para todos.Do meu bolso nao sai nenhum...............

Anónimo disse...

Ja pesquisei,voltei a pesquisar e nada encontro em restauros feitos a [martelo].Sera que os inteligentes param todos em regilde? Tanto quanto eu li. talvez limpar com jacto de agua e areia.............fosse o mais adequado.


AXEL

Anónimo disse...

deves pensar que tamos na america o edalino

EDALINO ALVES disse...

Não sei se estes comentadores anónimos são gente de carácter, pelo qual fico sem saber o que lhe responder, a minha opinião vale o que vale mas identifico-me, mas como eles nem capacidade têm para expor um comentário com argumentos credíveis, escondem-se atrás da porta para atirar as pedras sem serem vistos.
A isto se chama cobardia, mas como quem vem debaixo não me atinge, estou nem aí para esses mini comentadores, o único que tem autoridade para se defender é o Sr. que pagou a obra, pois penso que o mini comentador se referia ás alminhas do souto, se não era, o comentário fica feito para todas as minhas intervenções.

Um abraço para eles, do Sr. EDALINO ALVES.

EADLINO ALVES disse...

a este mini comentador, vou-lhe ensinar como deveria ter colocado o comentario,que aprender tambem fáz bem. Então seria assim: o Sr, Edalino deve pensar que estamos na América.
nºao sei a que se refere mas respondo com carinho para não o aleijar.
EDALINO ALVES

Anónimo disse...

Não é necessário estar na américa para se ter conhecimentos concretos acerca do método mais eficiente para se limpar a fachada de um monumento, neste caso a nossa igreja de santa comba de regilde. O que pretendo dizer é que o trabalho que está a ser efectuado na nossa igreja não será de maneira nenhuma o mais apropriado nem o mais econômico tendo em conta que se terá que efectuar mais vezes e nunca se conseguindo um resultado final que se possa equiparar ao nível de um outro tipo de material que poderia ter sido utilizado mas que eventualmente por falta de conhecimentos pela entidade responsável pela conservação da nossa igreja acabou por ser esquecido.
Se me permitem a sugestão contactem uma empresa do ramo por exemplo a 'decap arte' e seguramente vão entender o porquê do método errado ou menos apropriado que está a ser usado na limpeza da nossa igreja. Não precisam de ir à américa. Apenas precisam de querer um trabalho que seja bem feito, seguro, limpo, duradouro e que por conseguinte nos deixe orgulhosos da nossa igreja.



AXEL

EDALINO ALVES disse...

Resposta Ao Sr., AXEL.
Estou vendo que não leu os meus comentários a respeito das obras da igreja de Regilde e por isso está desenquadrado da realidade, mas vou colocar nesta página os meus comentários que dizem respeito a este assunto, para que o enquadramento das respostas seja o mais correcto possível.
EDALINO ALVES

EDALINO ALVES disse...

Artigo de opinião


Se bem me lembro; aqui à um tempo atrás, iam umas pessoas na rua, no fim de uma missa dizendo, que o padre acima referido, tinha dito que as obras iam custar cerca de quatrocentos mil euros: pois meus amigos, eu não ouvi, mas mediante aquilo que li no artigo relatado por Sua Ex.ª Sr. Padre Filipe, quero desde já dar-vos a minha opinião.
A Igreja de Regilde, nada tem de histórico, porque ela pouco mais velha é que eu, é uma obra vulgar, que nada tem de valor, as obras de que ela precisa são as seguintes.
Precisa de uma limpeza à pedra, reparação do telhado, restauro da capela-mor, envernizamento dos tetos, pintura das paredes interiores, arranjar e pintar portas, e abrir uma porta ao fundo da capela mortuária, porque quem fez aquela obra, nada entendia a respeito de sua utilização, porque se percebe-se, a porta ficaria aberta na altura em que a obra foi feita, defeito para o qual eu alertei no decorrer das obras, e de resposta me foi dito, que quem mandava era o chefe, só que os chefes ou morrem, vão-se embora, ou são deportados, e nós paga-mos e ficamos com a sujeira que eles fazem, depois vem outro e começa a destruir porque não está a seu gosto, e também convêm andar com obras.

Terminando o meu raciocínio, e, relacionando o montante acima referido que como disse não ouvi em primeira-mão, mas caso seja verdade acho que depois da requalificação mediante as obras necessárias, o restante será para pôr um Porche de um lado e um Ferrari do outro, para embelezar a obra.
Espero que fiquem bem seguros, para que não apareça um rato e fuja com (eles).

Então amigos de Regilde à que abrir os cordões à bolsa sejam generosos e solidários para com a freguesia e conterrâneos que também precisam de trabalho.

Agradeço a vossa atenção, e respeito a vossa Inteligência.

Li o comentário e reparei não o ter assinado, por isso faço a respectiva ressalva.

Edalino Alves

Anónimo disse...

Sr.Edalino tanto li os seus comentarios,como concordo inteiramente com eles.A minha resposta foi para o sr.anonimo.Considero o Sr.Edalino uma pessoa credivel,respeitada e de muito bom senso.Mas o que o povo desta terra gosta e de passear,nao interessa onde nem com quem.Exemplo disto e o passeio de amanha................Tantos lambe-botas nesta terra.Sera que anda tudo cego?




AXEL

GFPP disse...

Vamos todos lutar por REGILDE, deixar de maltratar uns aos outros.
TODOS POR REGILDE,,,,JÁ.

Anónimo disse...

Nao maltratei ninguem.mas se ficou melindrado e porque tambem faz parte da comitiva.............Ja vi que se tem lutado muito,pois esta a vista o progresso de regilde...............mato,buracos,canos rotos,bermas enfeitadas de ervas,entrada do cemiterio cheia de lixo,buraco no meio da avenida etc,etc.




AXEL

EDALINO ALVES disse...

Começaram as obras na igreja de Regilde

É comentado por muita gente que entre padre e comissão de obras a água já começou a ferver, é a velha história de quem manda em quem.
Pois à dias, foi ouvida uma conversa bem assanhada que se ouvia a dezenas de metros com pelo menos um elemento da comissão e o padre, que mais parecia um arranca rabo entre os dois. Agora pergunto eu, a igreja é da freguesia ou é do padre?...
É conhecido o ditado que os padres são presidentes de todas as comissões nas paróquias, alguns apenas acompanham outros são piores que ditadores mas quando as coisas correm mal, não são responsáveis por nada, fazem a sujeira e saem de fininho.
Nesta terra já tem acontecido de tudo no que diz respeito à igreja, vamos ver que mais nos vai acontecer, irei ficando atento e vos mantenho informados.
Edalino Alves

Edalino alves disse...

15 DE OUTUBRO DE 2011
Informação aos utentes do centro de Saúde de Regilde.
Foi-me dada a informação pela Administração do referido centro que no próximo dia 18 terça-feira, entraria ao serviço o Sr. Dr. LUIS CIBRÂO, e dará consulta às terças e quintas da parte da manhã continuando a Dra. Odete ás quartas como de costume não há marcações, é tudo por ordem de chegada, mas não precisão de vir de madrugada.
Estou a dar-vos esta informação como tinha sido prometido por mim, aquando à reclamação que fiz, perante os responsáveis pelo nosso centro de saúde.

Com um abraço e sempre atento Sr.Edalino Alves

José Marinho disse...

Sr. Idalino Alves, no seu comentário de 19 de Setembro de 2011, o Sr. faz uma pergunta pertinente que passo a citar, repito passo a citar:
" Agora pergunto eu, a igreja é da freguesia ou é do padre?...".
Como Sr. sabe a resposta é simples, quando é preciso dinheiro o Srs Padres rapidamente dizem "a Igreja é vossa", quando os Regildenses precisam da Igreja(seja para batizar,casar os filhos) fácilmente dizem "quem manda aqui sou eu."

Edalino alves disse...

Escândalo dos Escândalos Sua Exa. Sr. Padre Filipe pároco da freguesia de Regilde, manda as crianças da catequese levar uma peça de fruta aos fins-de-semana, para fazer uma quermesse que quer dizer uma mini-feirinha, para angariar fundos, para as obras da Igreja. Vejam só ao cúmulo que chegou esta Exa. depois de ter destruído e substituído móveis da residência paroquial, novos e semi-novos, alguns deles nem teriam sido utilizados, e, porque o principie das arábias não podia dormir na cama daquele que o antecedeu, com certeza com medo de apanhar alguma doença maligna deixada pelo seu antecessor, fico pensando se esta Exa., quando vai de ferias leva a cama às costas ou manda colocar uma cama nova ao dono do hotel onde se instala?... Gastou esta Exa. dezenas de milhares de euros dinheiro, esse, que estava destinado ás obras da igreja acima referida, nessas inoportunas mudanças, para agora andar a fazer este pedido a crianças, algumas das quais nem fruta, têm para comer, na sua própria casa, mas pressionam os pais para não ficarem mal, diante dos seus coleguinhas. Agora pergunto eu?... Sabendo toda a gente as origens de sua Exa. que já dormiu sei lá aonde e já comeu sei lá o quê, qual é o seu intuito de andar a destruir parte do interior de uma igreja que apenas precisava de arranjo da capela-mor e altares e respectivas pinturas que custou dezenas de milhares de contos, sim, porque naquele tempo ainda eram contos, embora não fosse à muito tempo, ao povo desta terra alguns sei lá com que sacrifício, deduzam vocês povo de Regilde, qual é a razão para que sua Exa. queira meter-se nestas obras greco-romanicas. Vou-vos contar uma história que embora história foi verídica. Estando eu, com um padre num café de Felgueiras à espera de um outro padre que vinha lá das beiras se encontra com ele, foram-se juntando a nós outros padres que eu também já conhecia e ficamos ali na conversa até que ele chegou num grande carro. Estes ao ver tal grandeza, perguntaram-lhe? Tu numa freguesia tão pobre ganhas para coisas dessas!.. Resposta do dito padre pensando que todos os que ali estavam, eram da mesma ceita, disse; estou a citar. Metei-vos com obras meus amigos. Agora quem tiver alguma inteligência, tire as suas conclusões. A minha identificação, vai misturada com o texto. Agora, se o SR. PADRE FILIPE, calhar de ter um minutito para ler o texto, sim; porque ele é uma pessoa muito ocupada, vai dizer assim! Isto, são analfabetos que não entendem nada do que eu digo, sim porque Ele, é pessoa muito inteligente, porque se assim não fosse, não agregava tanta coisa à sua volta. Vai ser como cavaco silva, a responder à ignorância dos portugueses, com respeito ás mini reformas que o coitadinho recebe

EDALINO ALVES disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EDALINO ALVES disse...

A DEMOCRACIA TAMBEM É PARA TI, POR ISSO IDNTIFICA-TE Ó anónimosito

Ó ANÓNIMO MAL INFORMADO: EM REGILDE HÁ CASAS PARA VENDER HÁ MUITOS LOTEAMENTOS PRONTOS PARA A CONSTRUÇÃO, O QUE É PRECISO É DINHEIRO E ISSO É UMA COISA QUE ESTÁ CARA; ENTENDESTE!
QUANTO A QUEM VAI PARA FORA DA TERRA RESPONDO-TE DESTA MANEIRA.
UNS FORAM PORQUE FORAM OBRIGADOS PELAS SUAS MADAMES, OUTROS SAEM DE REGILDE PORQUE AQUI ERAM UMA VERGONHA, E ASSIM; SAEM PARA QUE O POVO OS ESQUEÇA, MAIS TARDE VÊM VIZITÁR A TERRA DE RELAMPAGO EM ALTURA DE FESTIVIDADES COM O FATINHO E A RESPECTIVA GRAVATINHA À LUIZ QUINZE, AINDA DO SEU casamentinho, E, OUTROS REGRESSAM PIOR DE QUE QUANDO SE FORAM EMBORA, OU SEJA COM UMA MÃO À FRENTE E OUTRA A TRÁZ.
OS QUE POR LÁ VÃO FICANDO, ALGUNS TIRAM A MÃO DE TRÁZ, E, OUTRAS TIRAM A MÃOZINHA FRENTE, E ASSIM, VÃO VIVENDO a sua vidinha.
QUANTO AOS PORCOS QUE NÃO LIMPAM OS TERRENOS, POR VEZES NÃO É CULPA DELES POIS PASSAM ANOS SEM QUE OS VENHAM VER, MAS. CULPA TEM AQUELES QUE OS DEVIAM MANDAR LIMPAR, MAS METEM O RABO ENTRE PERNAS PARA NÃO FICAREM DE MAL, COM OS ESPERTOS A IGNRÃNCIA E O DIABO (QUE OS CARREGUE) ALÉM DISSO TAMBEM TEMOS ALGUM LIXO QUE VEM DE FORA PELOS ARES E CAI AQUI, MAS QUE VAI DEZAPARECENDO AOS POUCOS, UNS SÃO MANDADOS PARA O IZILIO QUE ERA PARA ONDE DEVERIAM TER IDO QUANDO VIERAM PARA CÁ E OUTROS AÍNDA VÃO PERMANECENDO POR CÁ PORQUE IZISTEM LAGUNS INERGUMES INUTEIS QUE LÁ OS VÃO PROTEGENDO MAS TAMBEM NÃO SERÁ POR MUITO TEMPO QUE PERMANECERÃO POR CÁ. ENTEDESTE?... Ó anónimosito. (NÃO ESTOU A GENERALIZAR, OU SEJA,1% DE APROVEITAVEL E PENSO JÁ ESTÀR A SER BONZINHO).
(este texto não diz só respeito à tua resposta, pois para ti não precisava de mais que uma linha, mas como vai ser lido por algumas inteligências raras, fiz o texto mais abrangente, deixando sempre algo pendente, para ir gastando conforme a situação vai evoluindo, e para não cansar muito o blog). Alguns já teriam pensado que eu que tinha adormecido no tempo, mas como vêm meus (QUÍRÍDOS); estou bem acordado, até porque durmo mal.
(com um ABRAÇO e ao vosso dispor Sr. EDALINO ALVES.
este texto foi reposto novamente porque não lhe tinha sido feita a correção pedia ao dono do blog que anule os anteriores

Sr.EDALINO ALVES disse...

Chamada de atenção de amigo

Não sendo minha intenção distorcer a opinião de quem quer que seja, vou expor mais uma vez, aquilo que eu acho, que sereia correto fazer.
Quando se pensa fazer uma obra nova, restaurar casa ou monumento, quando essa obra ou restauro implica uma profunda mudança de estética, envolvendo centenas de milhares de euros, isto quando o dinheiro não é nosso,
1º, Restaura-se uma coisa que está deteriorada, e, não coisas que estão em perfeitas condições, e, que não é com este restauro que ela igreja um monte de pedras de granito, com aproximadamente 80 anos passa para o tempo de Luís quinze, isto só cabe na cabeça de quem perdeu o censo, porque o país, quando se começou a dita obra, já estava na banca rota e se me não engano Regilde não é alemão nem francês
2º Deveria ter sido apresentado um projecto com tudo aquilo que vai ser feito, o quanto se vai gastar, reunindo para tal todos aqueles, que vão pagar a dita obra, o que não aconteceu nem na residência, nem no salão e nesta passasse o mesmo, estas coisas só acontecem com aqueles que pensam que podem gastar o dinheiro dos outros, porque eles são uns coitadinhos que nem merecem ser ouvidos, porque não entendiam nada mesmo que a questão fosse debatida em público, mas quem entender um pouco sabe porque tudo isto acontece desta maneira, é a lei da prepotência, arrogância, do quero, posso e mando, Agora veremos até quando.
Eu sei muito bem, que é obrigação de todos preservar uma coisa quando queremos usufruir dela, mas que toda a gente fique sabendo que a igreja e o que dela faz parte, são pertences da Diocese, mesmo que sejamos nós quem a pagamos
E mais não digo, porque isto me revolta e como parece que só Eu é que sou o revolucionário fico-me por aqui, esperando o fim de todo este imbróglio que ainda vai dar muiiiiiiiiiiito que falar.

Com um abraço aos leitores do blog, um dia veremos quem tem razão.
Desculpai minha ignorância. Como sempre Sr. Edalino Alves

Sr.EDALINO ALVES disse...

Exmo. Sr. ou Sr.ª anónimosito.

Já em comentários anteriores tinha dito, que um comentário não identificado para mim era LIXO, mas, também não sei se o comentário que estás fazendo sobre quem é Regildense é para MIM mas na verdade vou falar por MIM, que como eu me identifico sabes onde moro, qual a minha casa, estou a falar minha porque ELA é minha e por isso faço parte desta terra e estou de pedra e cal.
E tu? Será que não és um andante que hoje estás aqui e amanhã estás acolá e estás a falar só porque fazes parte de maralha dos inúteis, e, queres defender os compassas?...
Isto não é tratar mal ninguém: porque estou a responder sem saber a quem, aqui está a razão, porque todos os que querem dar sua opinião se deveriam identificar.
Quanto a contribuir seja para o que for, nunca me recusei a contribuir, sempre contribuí, e, de que maneira, quer para a igreja, salão e residência, etc: foram umas boas centenas de contos, mas sempre ouvi dizer, na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer, na terceira cai quem é TOLO, e, eu não quero fazer parte deste grupo, porque o pouco dinheiro que ganho não é para ser esbanjado por arrogantes e incompetentes, porque é o que tem acontecido em todas as obras que por cá se têm feito, só não vê quem é cego, pois o que poderia ficar por dez, fica por quinze umas vezes por falta de acompanhamento outras porque confiam demais e porque quem paga é, o Zé-povinho, e, deixa-se andar a burra à solta, que amanhã vamos embora e vós pagai que eu já estou fora.
Por agora é tudo e na próxima mostra a cara que eu já me vou cansando de estar a falar para gente sem cara, isto para não dizer outra coisa.
E como gosto muito dos regildenses acérrimos, um ABRAÇO QUIRIDOS CONTERRÃNIOS do Sr., Edalino Alves

EDALINO ALVES disse...

Segunda parte, das crónicas de um malandro atento

Mas o Sr. que estava descrevendo a fantochada que nem tapava por completo a pintura que estava por trás fazendo-me lembrar a historia da vara curta, dizendo que aquilo queria dizer muita coisa, e, nisso o Sr. tinha razão, por isso é que os paroquianos dele, deram em debandada sem dar a mínimas importância aquela meia dúzia de tábuas, dizendo que qualquer carpinteiro com um bocadinho de gosto faria bem melhor, e Eu, como sempre, essa é a minha opinião formada, mesmo sendo um ignorante diferencio bem o que é talha dourada e de grande valor feita artesanalmente e com requinte e inteligência dos nossos antepassados, o que contrasta bem com o ignóbil modernismo de caixotes ferrugentos e de cruzes com uns ferros enroscados e tortos representando o Cristo na sua crucificação que pobreza e que ignorância destas mentes e daqueles que aceitam tais aberrações para um sentimento tão sério.
Estes alguns dos exemplos que alem de aberrações estão poluindo o meio ambiente parecendo que ainda estamos para lá da idade do ferro. (A ISTO PODEMOS CHAMAR, MENTES SEM RECHEIO!...)
Isto para dizer que aquela meia dúzia de tábuas desnudadas foram colocadas dentro de uma igreja toda trabalhada em talha dourada.
Agora pergunto Eu?... Onde fica, o seu enquadramento.
A personagem acima referida em primeiro lugar, tinha passado por cá, onde deixou a sua marca, ou seja, os seus projectos abstractos, tão abstractos, tanto quanto ele, deixando ainda uma pendenga que o seu substituto e com o mesmo intuito consumou, resultando daí, que o povo da minha terra ficará sem igreja paroquial durante vários anos, pois esta obra é de tal ordem faraónica e de origem romanesca, que com a crise em que nos encontramos, irá o responsável pela destruição embora, e outros virão, sem que a mesma tenha alguma serventia para cerimonias religiosas nem para coisa alguma
Resumindo e concluindo.
A igreja católica por causa destes Srs. tem perdido milhões de crentes em meia dúzia de anos, o que faz com que muitos cristãos, se vão apercebendo que isto não passa de uma papagaiada começando de cima para baixo, basta ver, o que vem acontecendo à meia dúzia de anos para cá, com os escândalos vergonhosos que esta instituição vem acumulando a todos os níveis, e, isto é uma aresta da palha da eira, vejam só, o que seria se se vice todas as arestas que a eira tem.
Eu fico esperando, que entendam o enquadramento da crónica.
Como sempre, beijos e abraços para os meus inimigos, porque como sabeis, há sempre Elas e eles, embora ás vezes, elas são eles, e, eles são elas.
Para os que me querem menos-mal, que DEUS os ajude em tudo, até com umas fériazinhas.
Edalino Alves