.

PARA VER O BLOG COMPLETO CLICA NA IMAGEM ACIMA

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Regilde__Paróquia desenvolve iniciativas de angariação de fundos para as obras da Igreja de Santa Comba.

A Igreja Matriz de Regilde está em obras. Numa primeira fase, foi feita uma intervenção na parte exterior da Igreja. Numa segunda fase, será feita uma intervenção  mais profunda no seu interior.
São obras que tocam á Paróquia, através da palavra do seu Pároco, Padre Filipe Ferreira,que tem a incumbência no compromisso assumido e  apela ao coração de todas as pessoas de boa vontade, é a hora de dar as mãos, convergir esforços na casa que a todos diz respeito e arranjar os meios económicos para honrar os acordos que vão sendo assumidos  com as empresas.


Deu-se início numa iniciativa através das crianças da Pastoral Juvenil catequese, a algumas  campanhas, realizando quermesses, uma feira tradicional com  bazar de oferendas e posteriormente venda de rifas e sorteios etc... As iniciativas, promovidas pela paróquia, têm como objectivo angariar fundos que cubram as despesas ainda pendentes e decorrentes das obras de restauro,visando assim obter ainda mais fundos para as obras da Igreja de Santa Comba.
Daí, o apelo à generosidade da população da Freguesia de Regilde, a marcar presença no salão paroquial após a Eucaristia e fomentar o interesse de todos aqueles que vivem a alegria de se sentirem úteis aos outros tendo gestos de partilha, onde marcarão presença os produtos da terra oferecidos por muitos populares. e arrecadar o máximo de fundos para as obras em causa.



Vale ressaltar que todos os imóveis da Igreja são fruto da generosidade dos fiéis, onde os fundos foram  angariados ao longo dos tempos por doações, promessas, quermesses, espectáculos populares, sorteios , rifas, etc...

 ( Nota:A liberdade de expressão é o direito de se manifestar livremente.Este blog é um espaço virtual aberto para que  cada um possa expressar civilizadamente opiniões, ideias e pensamentos livremente, no entanto terá de faze-lo educadamente e respeitando as opiniões dos outros )

19 comentários:

Edalino Alves disse...

Esclarecimento amigo

Não sendo minha intenção distorcer a opinião de quem quer que seja, vou expor mais uma vez, aquilo que eu acho, que sereia correto fazer.
Quando se pensa fazer uma obra nova, restaurar casa ou monumento, quando essa obra ou restauro implica uma profunda mudança de estética, envolvendo centenas de milhares de euros, isto quando o dinheiro não é nosso.
1º, Deve ser apresentado um projecto com tudo aquilo que vai ser feito, o quanto se vai gastar, reunindo para tal, todos aqueles que vão pagar a dita obra, o que não aconteceu nem na residência, nem no salão e nesta passasse o mesmo, estas coisas só acontecem com aqueles que pensam que podem gastar o dinheiro dos outros, porque eles são uns coitadinhos que nem merecem ser ouvidos, porque não entendiam nada, mesmo que a questão fosse debatida em público, mas quem entender um pouco sabe porque tudo isto acontece desta maneira.
Eu sei muito bem, que é obrigação de todos preservar uma coisa quando queremos usufruir dela, mas que toda a gente fique sabendo que a igreja e o que dela faz parte são da Diocese, mesmo que sejamos nós quem a pagamos
E mais não digo, porque isto me revolta e como parece que só Eu é que sou o revolucionário fico-me por aqui, esperando o fim de todo este imbróglio que ainda vai dar muiiiiiiiiiiito que falar.

Com um abraço aos leitores do blog e um dia veremos quem tem razão, e desculpai aminha ignorãncia
Edalino Alves

Edalino Alves disse...

Chamada de atenção de amigo

Não sendo minha intenção distorcer a opinião de quem quer que seja, vou expor mais uma vez, aquilo que eu acho, que sereia correto fazer.
Quando se pensa fazer uma obra nova, restaurar casa ou monumento, quando essa obra ou restauro implica uma profunda mudança de estética, envolvendo centenas de milhares de euros, isto quando o dinheiro não é nosso,
1º, Restaura-se uma coisas que está deterioradas, e, não coisas que estão em perfeitas condições, e, que não é com este restauro que ela igreja um monte de pedras de granito, com aproximadamente80 anos passa para o tempo de Luís quinze isto só cabe na cabeça de quem perdeu o censo para que o pais quando se começou a dita obra o país já estava na banca rota e se me não engano Regilde não é alemão nem francês
2º Deveria ter sido apresentado um projecto com tudo aquilo que vai ser feito, o quanto se vai gastar, reunindo para tal todos aqueles, que vão pagar a dita obra, o que não aconteceu nem na residência, nem no salão e nesta passasse o mesmo, estas coisas só acontecem com aqueles que pensam que podem gastar o dinheiro dos outros, porque eles são uns coitadinhos que nem merecem ser ouvidos, porque não entendiam nada mesmo que a questão fosse debatida em público, mas quem entender um pouco sabe porque tudo isto acontece desta maneira, é a lei da prepotência, arrogância, do quero, posso e mando, Agora veremos até quando.
Eu sei muito bem, que é obrigação de todos preservar uma coisa quando queremos usufruir dela, mas que toda a gente fique sabendo que a igreja e o que dela faz parte, são pertences da Diocese, mesmo que sejamos nós quem a pagamos
E mais não digo, porque isto me revolta e como parece que só Eu é que sou o revolucionário fico-me por aqui, esperando o fim de todo este imbróglio que ainda vai dar muiiiiiiiiiiito que falar.

Com um abraço aos leitores do blog, um dia veremos quem tem razão.
Desculpai minha ignorância. Como sempre Sr. Edalino Alves

Anónimo disse...

muitas pessoas de maneira irrada quer por desconhecimento ou até por ruindade ou malbadez, pençam que a egreja catolica e rica e não preciza da bondade das pessoas para ajudar as obras

Anónimo disse...

Força Edalino eu e mais prai 50% dos regildenses estão contigo camarada.
Abaixo impostores que se aprovei-tão da bondade das pessoas para comprar mobília de sala e fazerem garagens para o carrinho novo TROLLLLLL.
Comprimentos de um 100% natural de regilde e com muito gosto adoro a minha terra mas sem impostores.

Sr. edalino Alves disse...

AI COMO EU GOSTO DA VOSSA INTELIGÊNCIA, MEUS QUÍRÍDOS.

Vou responder a esse, OU essa triste que fala em ruindade, ou malvadez.
Quanto à igreja ser rica ou pobre não sei se te referes a Regilde ou à igreja em geral: se falas de Regilde; se ela é pobre tem engordado alguns senhores que por cá vão passando, se falas da igreja em geral que informar-te ó desinformadinho que a igreja de Roma que é a de que falas, informo-te, que é o estado mais rico do mundo.
Só te dei a resposta porque mesmo os ignorantes têm direito a ela e também vai servir para outros mal informados, porque se não fosse por isso mandava-te ir dar banho ao cão, e quando tiveres um pouco de vagar aprende a escrever em vez de estares a dizer asneiras.
Beijinhos ou abraços consoante a situação. Sr. EDALINO ALVES

Paulo Faria disse...

Queremos congratular alguns participantes que fazem comentários e que tem a determinação e a audácia de se identificarem independentemente de estarmos de acordo ou desacordo das opiniões que manifestam nesses comentários e neste contexto isso parece ser ignorado por muitos comentadores, não há que ter medo até porque a censura já acabou e julgamos que o pluralismo civilizado de opiniões e ideias com pessoas identificadas seria bem mais útil e proveitoso.
Se acha que tem uma opinião ou uma ideia interessante, não tenha receio de colocar o seu nome e até a foto que tenha nas redes sociais(facebook, twitter, hi5, etc…) e escreva o seu comentário aqui no blog
Abraço a todos Paulo Faria

Anónimo disse...

É por estas coisas que há desacordos na nossa terra "REGILDE".
Vamos todos lutar pela nossa terra e pelo bem estar a quem nela abita.
Quem não quer contribuir, que não contribua, mas, ou menos não critique a quem quer trabalhar.
Quem critica desta maneira a sua terra "REGILDE" deserteza que não a ama, por essa razão não se pode achar um REGILDENSE.

EDALINO ALVES disse...

Exmo. Sr. ou Sr.ª anónimosito.

Já em comentários anteriores tinha dito, que um comentário não identificado para mim era LIXO, mas, também não sei se o comentário que estás fazendo sobre quem é Regildense é para MIM mas na verdade vou falar por MIM, que como eu me identifico sabes onde moro, qual a minha casa, estou a falar minha porque ELA é minha e por isso faço parte desta terra e estou de pedra e cal.
E tu? Será que não és um andante que hoje estás aqui e amanhã estás acolá e estás a falar só porque fazes parte de maralha dos inúteis, e, queres defender os compassas?...
Isto não é tratar mal ninguém: porque estou a responder sem saber a quem, aqui está a razão, porque todos os que querem dar sua opinião se deveriam identificar.
Quanto a contribuir seja para o que for, nunca me recusei a contribuir, sempre contribuí, e, de que maneira, quer para a igreja, salão e residência, etc: foram umas boas centenas de contos, mas sempre ouvi dizer, na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer, na terceira cai quem é TOLO, e, eu não quero fazer parte deste grupo, porque o pouco dinheiro que ganho não é para ser esbanjado por arrogantes e incompetentes, porque é o que tem acontecido em todas as obras que por cá se têm feito, só não vê quem é cego, pois o que poderia ficar por dez, fica por quinze umas vezes por falta de acompanhamento outras porque confiam demais e porque quem paga é, o Zé-povinho, e, deixa-se andar a burra à solta, que amanhã vamos embora e vós pagai que eu já estou fora.
Por agora é tudo e na próxima mostra a cara que eu já me vou cansando de estar a falar para gente sem cara, isto para não dizer outra coisa.
E como gosto muito dos regildenses acérrimos, um ABRAÇO QUIRIDOS CONTERRÃNIOS do Sr., Edalino Alves

Peter Petersan disse...

Atenção Regildenses

Tenho sido informado de que as feirinhas feitas ao sábado e que foram iniciativa de sua Ex.ª desculpai-me do nome mas não sei, sei que é o El-Comandante das obras da Igreja de Regilde, o qual acha que a vossa generosidade está muito aquém das expectativas criadas, esta informação foi dada por fonte fidedigna, que por acaso também faz parte do bando.
Pois quando se falou de numa maçã, deveriam entender que era uma caixinha delas; sejam maçãs, cebolas, nabos etc, destes ta`digo: estou a falar de nabos, pois sei que por aí que abundam.
Agora espero que quando for a vez do azeite, óleo, ou vinho não venham para cá com uma garrafinha; mas sim, uma caixinha para dar pelo menos para pagar a luz que se gasta, com as dezenas de lâmpadas que estão acesas, durante a venda do respectivo entulho.
Dou-lhe este nome e vou justificar porquê: já andou de caixa em caixa, de saco em saco, de prateleira em prateleira, de cadeira em cadeira, já deu voltas e mais voltas e por tudo isto, acho que será o nome mais adequado.
Pois se estes produtos depois de terem dado tantas voltas, fossem dados ao mentor da feirinha, ele pegava e mandava tudo para os coelhinhos lá para a sua alegre casinha, por isso ter falado em caixinhas, para que as voltas sejam menos antes de chegar ao consumidor final.
Pois mesmo não sendo de Regilde, acho que deveriam ser bem mais generosos, mesmo que o dinheiro apurado com esse entulho, seja gasto aos pontapés.
Já disse e repito: que a palavra entulho, não é nenhuma aberração, pois como sabem, também há a feira do entulho onde muito boa gente se vai entulhar, mesmo que ás vezes se tenham que esconder para não serem vistos.
Regildenses vou-me despedir com um abraço para todos vós gosto muito de Regilde excepto, das leguminosas acima referidas que se encontrão em ultimo lugar.
Não sei se a censura vai deixar passar o texto no blog, mas está no seu direito.
E agora vou-me embora, que o teclado parece que ainda não me quer deixar, mas eu tenho mais que fazer, para outra vez lhe darei mais atenção.
Assinado: Peter Petersan

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os regildenses.

Entristece-me que o tom dos comentários sobre um assunto tão importante para a Paróquia de Regilde,se paute por discursos pouco construtivos, agressivos na sua forma e conteúdo.
O passado é importante na nossa vida, na medida em que ilumina o presente e nos ajuda a preparar o futuro. A rejeição ou marginalização da opinião de alguns regildenses em obras passadas, reflecte-se num discurso carregado de mágoa,que nos faz desviar do verdadeiro e uníco interesse da discussão. A esses eu convido a fazer um esforço mais. Não se deixem consumir por imcompreensões passadas, mas coloquem todas as vossas energias no presente. E o presente é que Regilde tem uma Igreja em Restauro.
O ser humano é um ser de relação, e a comunicação é o meio mais importante para atingir tal dimensão. As divergências de opinião sobre determinado tema, não devem ser uma fraqueza ou motivo de divisão, mas devem ser um elo de ligação, que nos aproxima na busca do bem comum. Esta parece-me ser uma forma de estar madura perante a vida e os outros. Não é de todo positivo cultivar uma forma de estar em que o outro se torna simplesmente num alvo a abater, partindo numa busca desenfreada que tem como uníca finalidade o reconhecimento e o apoio dos outros para os próprios pontos de vista.
Amigos regildenses, este é um momento para se unirem e mostrarem como povo, a beleza das gentes de Regilde. O Mundo não precisa de mestres, mas de testemunhas. E apenas seguimos e reconhemos os mestres se eles forem capazes de ser também testemunhas. Ou seja viverem aquilo, que professam. Utilizem toda a vossa inteligência e espirito critico de uma forma positiva, que promova e ajude a comunidade a concretizar os objectivos a que se propõem.
Assim, iremos restaurar não a Igreja do Padre, mas a Igreja da Paróquia de Regilde.
Espero ter ajudado com o meu simples comentário, que não visa ningúem em concreto, mas quer ser uma ajuda para que possamos como regildenses fazer mais e melhor.

Anónimo disse...

Quem ama REGILDE não a cretica, só a cretica quem no fundo não a ama.
Para se conseguir alguma coisa na vida temos que lutar, e, esta obra na igreja, que, é a igreja de todos mas,de todos os REGILDENSES, a nós diz respeito, por isso, não vamos por obstáculos onde eles não existem.
Vamos todos dar as mãos para o desenvolvimento da nossa querida terra que tanto nos orgulha.
Vamos deixar de comentarios tristes e lamentaveis.
FORÇA REGILDE.

EDALINO ALVES disse...

Voltamos aos comentadores anónimos:
Comentários anónimos só podem vir de quem tem dor de cotovelo para não dizer outra coisa que encaixaria melhor no texto, mas: vão andando de cara tapada e aqui se vê quem é quem.
Eu, só deixarei de comentar seja o que for, quando o caso em questão tiver alguma dignidade para que o comentário seja positivo, não vai ser porque algum lambe botas que não tem carater para se identificar, e está incomodado porque faz parte do bando o deixarei de fazer porque se assim não fosse mostrava a cara.
As criticas que eu fiz relativamente ao que de mal se fez no passado, continuam a valer para a sujeira que se continua a fazer hoje, porque se os do passado gastaram o meu dinheirinho mal gasto, hoje está-se a fazer muito pior, porque naquele tempo ainda havia alguma folga monetária, mas hoje não há, a não ser no vosso bolso que parece estar bem cheio, agora sei lá à custa de quem, ou entao estais cegos, para não ver que o dinheiro que é do povo, está a ser esbanjado desnecessariamente por alguém que está aqui de passagem e que não se incomodará nada em deixar a freguesia em divida, porque eles são como os governos que quando as coisas não correm bem, vão-se embora e Zé nabo ficam pagando as sujeiras que eles deixaram.
Agora vou falar de quem ama quem.
Eu Sr. Edalino Alves; já perdi dezenas e dezenas de noites a cantar os Reis a pedir para as obras da freguesia, e vós? O que fizestes! Mostrai-me a cara gente sem carater, que eu depois me retratarei, sim; porque não me esconderei, e seja qual for a resposta não tirarei uma sílaba aos meus comentários enquanto a situação perversa de esbanjamento do dinheiro do povo continuar.
Mesmo tendo dito que os comentários anónimos para mim eram LIXO, continuam sendo enquanto não vos identificares, porque no meu entender por trás destes comentários anónimos há alguma ratazana de galinheiro.
Eu como sempre com uma cara e um nome vos mando um abraço, e, até breve.
EDALINO ALVES
SE A NOSSA TERRA VIVE-SE COM O QUE FAZEIS POR ELA SE CALHAR ELA FREGUESIA DE REGILDE JÁ NÃO IZISTIA NO MAPA.

Anónimo disse...

O comentário do dia 11/02/2012, só falta ser assinado pelo páraco, e o do dia 12/02/2012, pelo sacristão.

Filipe Miranda disse...

Antes de mais quero cumprimentar todos aqueles que exprimem as suas opiniões aqui no blog da nossa terra REGILDE.
Fico triste em ver que ainda há pessoas medíocres ao ponto de vir para aqui mandar bitaites e no fim ANONIMO mas em fim , será melhor não acrescentar mais nada a esse tipo de gente pois acho este espaço decente ao ponto de achar que para se manter um certo nível deve-se simplesmente ignorar essa gentinha que ou por medo ou por simplesmente vergonha não dão a cara.
Quanto há minha opinião já exprimi pessoalmente ao srº paraco da nossa freguesia pois acho que medo ou receio de exprimir opinião é do tempo do salazar e esse já la vai a muito tempo.
Termino esta mensagem com um apelo ao fim da censura que parece que ainda existe nos dias de hoje.
Cumprimentos:
Filipe Miranda

Anónimo disse...

Os criticos da freguesia são uns tristes pessoas.
Só servem para andar a criticar os que os outros fazem, porque, nos dias de festa , comunhões, batizados, etc.... , lá estão eles todos engravatados e a sorrirem pelas obras que se vao fazendo na freguesia.
É so impocritas...
Resposta a pessoa do comentario de 16-02-2012.
Porque eu não me identifico devido haver pessoas com pouco caracter na minha freguesia, eu, mesmo não fazendo parte de qualquer coisa alguma na igreja ao menos naõ critico em quem nela trabalha.
REGILDE para mim esta a frente de tudo, como em todo lado á sempre umas PESSOAZIIIIIINHAS..........

EDALINO ALVES disse...

(OLÁ: PESSOAZIIIIIIIIIIIIIIIIIINHA SEM CARA E SEM CARÁCTER)

Eu, não ia responder ao teu comentáriosito pois ele a mim não me diz nada, é simplesmente LIXO, mas gostava de saber se leste a porcaria do comentário que mandaste para o blog.
Eu; penso que não te teres enganado, porque pelo que eu li, tu és simplesmente um tristeziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho(a) e um, ou uma cheireta, porque senão não sabias que os hipócritas e não impocritas como está na sujeira que escreves-te, estão vestidos quando vão a casamentos e baptizados se riem se choram ou se comentam as lindas obras que por cá se fazem, olha ó ziiiiiiiiinho(a); isso para mim não me diz nada, porque para mim e na mina opinião, que é de um simples analfabeto, tem-se gasto muito dinheiro nessas ditas grandes obritas e para as quais eu contribuí bastante, uma mais parece um alpendre ou um armazém em decadência e outra uma capela mortuária, por isso, não vanglorio com tais aberrações que mais parecem criações de um desenhista de muros em linha.
Por hoje fico por aqui, se te doer muito põe um bocadinho de óleo que penso resolverá a situação, não porque tenha experiência mas penso que facilitará um pouco.
Um abraço deste que tanto vos ama, porque sois uns cromositos que eu vou coleccionando.
Eu sei que a ortografia e a gramática não estão correctas, mas se assim não fosse, o texto perdia a pose
Sr. Edalino Alves, com cara, carácter e frontalidade

EADLINO ALVES disse...

Ó mentes conscienciosas desta terra porque dormis tanto, será que só eu, é que perdi o sono, eu vos digo; quando acordares, será tarde de mais

Eu nem queria acreditar no que estava vendo, mas é a pura realidade?...
Eu sei que Deus existe e nem sempre a sua autoridade está diante dos nossos olhos mesmo sendo no local onde lhe prestamos culto, eu pergunto; pois se Deus vê tantas crianças morrendo de fome, outras tantas órfãos de pai e mãe, com tantas carências que dificilmente os humanos resolverão, porque o mundo além de estar em guerra, de povos contra povos, de irmãos contra irmãos, está também em falência económica, como é que aparecem umas mentes destas, nestes tempos tão difíceis a destruírem coisas novas apenas pelo capricho de quem quer mostrar, que vai mas que ninguém se esquecerá dele.
Eu pergunto a mim próprio; será que são estes os trabalhadores que Deus quer para a sua messe, ou será que é este o anúncio do fim dos tempos anunciado por Deus!...
Eu venho já de há muito tempo a falar destas aberrações e em resposta me é dito que sou do contra, sou a ovelha negra, se nada faço pela freguesia, que deixe fazer os outros etc.
Mas eu pergunto; será que existem outros, ou serão apenas coisas estáticas, que apenas acenam com a cabeça, para cima e para baixo.
Esperai para verdes, se quem ri por ultimo não é o que ri melhor, embora: este riso seja de desgosto, por ver na decadência em que está caindo, Regilde minha terra.
Por agora me vou, mais tarda avivarei a memoria aos mais velhos, e, dou a conhecer aos mais novos o que era o povo de Regilde, à cinquenta anos atrás.
Com muita tristeza no coração, me despeço por ver a minha terra desaparecendo aos poucos.
Um abraço se alguém o quiser aceitar, como sempre, Edalino Alves
Espero que entendais, o enquadramento, porque meto Deus nestas coisas.
desculpai não ter referido as centenas de passoas que estavam a ver o andamento das ditas obras.

EDALINO ALVES disse...

Segunda parte, das crónicas de um malandro atento

Mas o Sr. que estava descrevendo a fantochada que nem tapava por completo a pintura que estava por trás fazendo-me lembrar a historia da vara curta, dizendo que aquilo queria dizer muita coisa, e, nisso o Sr. tinha razão, por isso é que os paroquianos dele, deram em debandada sem dar a mínimas importância aquela meia dúzia de tábuas, dizendo que qualquer carpinteiro com um bocadinho de gosto faria bem melhor, e Eu, como sempre, essa é a minha opinião formada, mesmo sendo um ignorante diferencio bem o que é talha dourada e de grande valor feita artesanalmente e com requinte e inteligência dos nossos antepassados, o que contrasta bem com o ignóbil modernismo de caixotes ferrugentos e de cruzes com uns ferros enroscados e tortos representando o Cristo na sua crucificação que pobreza e que ignorância destas mentes e daqueles que aceitam tais aberrações para um sentimento tão sério.
Estes alguns dos exemplos que alem de aberrações estão poluindo o meio ambiente parecendo que ainda estamos para lá da idade do ferro. (A ISTO PODEMOS CHAMAR, MENTES SEM RECHEIO!...)
Isto para dizer que aquela meia dúzia de tábuas desnudadas foram colocadas dentro de uma igreja toda trabalhada em talha dourada.
Agora pergunto Eu?... Onde fica, o seu enquadramento.
A personagem acima referida em primeiro lugar, tinha passado por cá, onde deixou a sua marca, ou seja, os seus projectos abstractos, tão abstractos, tanto quanto ele, deixando ainda uma pendenga que o seu substituto e com o mesmo intuito consumou, resultando daí, que o povo da minha terra ficará sem igreja paroquial durante vários anos, pois esta obra é de tal ordem faraónica e de origem romanesca, que com a crise em que nos encontramos, irá o responsável pela destruição embora, e outros virão, sem que a mesma tenha alguma serventia para cerimonias religiosas nem para coisa alguma
Resumindo e concluindo.
A igreja católica por causa destes Srs. tem perdido milhões de crentes em meia dúzia de anos, o que faz com que muitos cristãos, se vão apercebendo que isto não passa de uma papagaiada começando de cima para baixo, basta ver, o que vem acontecendo à meia dúzia de anos para cá, com os escândalos vergonhosos que esta instituição vem acumulando a todos os níveis, e, isto é uma aresta da palha da eira, vejam só, o que seria se se vice todas as arestas que a eira tem.
Eu fico esperando, que entendam o enquadramento da crónica.
Como sempre, beijos e abraços para os meus inimigos, porque como sabeis, há sempre Elas e eles, embora ás vezes, elas são eles, e, eles são elas.
Para os que me querem menos-mal, que DEUS os ajude em tudo, até com umas fériazinhas.
Edalino Alves

Anónimo disse...

Nao querendo me intrometer no seu trabalho, que e muito louvavel, gostaria de o " ajudar " nas suas pesquisas.Porque nao fotografar o cemiterio??????????????? Esta digno de ser mostrado ao mundo.......... Somos tao " vaidosos " para festas, romarias, passeios e afins e temos um cemiterio que mete nojo de tao mal cuidado que esta. Eu sei que e dever de todos " como diz a placa na entrada " mas eu diria mais " de todos aqueles que la tem familiares directos". E olhe que la passou e passa cristo. Obrigada pela atençao.