.

PARA VER O BLOG COMPLETO CLICA NA IMAGEM ACIMA

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

"Conselho Económico” da Paroquia de Regilde, tem nova gerência


A nova gestão do “Conselho Económico” da Paroquia de Regilde, tomou posse, embora já estejam em funções á cerca de três meses, porém a cerimónia só aconteceu ontem dia 20 de Fevereiro no mosteiro de Pombeiro ás 21h00 e foi presidida por D. Armando Rodrigues, Bispo auxiliar do Porto
  Constituem o atual Conselho, seis elementos, que é formado pelo Padre Filipe Ferreira, Fernanda Vaz, Alexandrina Monteiro, Carlos Pereira, António leite e Hélder Matos.

Em 2013, celebrou-se a “Dedicação da Igreja de Santa Comba” para assinalar o fim das obras. É do conhecimento geral que as construções ainda não estão completamente terminadas, nomeadamente o restauro dos altares laterais e arte sacra associada.
 O povo de Regilde tem feito um grande esforço económico para pagar ao longo destes quase dez anos as obras de restauro da Igreja de Santa Comba, levadas a cabo pela paroquia, que beneficiou com parte do financiamento dos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural  (ProDeR) e Ader-Sousa,
Hélder Matos porta voz deste “conselho económico” referiu: “A nova comissão vai tentar fazer o melhor, dentro das nossas capacidades, vamos tentar tomar decisões em consenso, para que todos tenham opinião válida”. “A prioridade desta nova comissão será saldar a dívida, claro que gostaríamos de a curto prazo trazer os altares, mas tudo depende das verbas que se possam angariar, sabemos que o povo de Regilde está cansado de tanto peditório…,mas não temos muitas alternativas” destacou Hélder Matos, que não sabe se esta obra foi demasiado grande para as capacidades económicas da freguesia, “o que sabemos é que cada vez mais será difícil fazer obras com esta envergadura, e que devemos estar muito atentos ao que se pode ir fazendo para que todas as infraestruturas da paróquia não cheguem ao ponto de se fazer grandes intervenções”.
 A opinião desta nova comissão é positiva sobre as comissões anteriores que fizeram um bom trabalho, salienta  Hélder Matos: “Todo o trabalho feito anteriormente foi bom”. “Quanto à forma como foi feito, acho que foi o melhor que as circunstâncias permitiam”. “Só temos todos que agradecer a todos os elementos das anteriores comissões, que dispensaram o seu tempo para ajudar a paróquia"


 Não há ainda uma data limite para saldar a divida que segundo as contas no final de 2018 fecharam com um saldo negativo de cerca de 31 000,00€

 “Não, temos ainda uma meta para saldar a divida, mas sim uma vontade muito grande que seja em pouco tempo”.“Claro que isso só será possível com o esforço de todos”. “Aproveito para pedir a todos os fiéis que continuem a colaborar, para que a curto prazo se possa dizer, Regilde tem as contas em dia”.
 Esta comissão vai seguir um caminho de transparência e total abertura em relação às contas, sublinhou  Hélder Matos: “Não poderia ser de outra forma, seremos o mais claros possível, o povo tem o direito de saber como estão a ser administrados os seus donativos, temos anunciado em todos os eventos o valor arrecadado, anualmente será feita uma prestação de contas aos paroquianos e estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento, é só perguntar”

Para além dos donativos dos paroquianos, as iniciativas de angariação de fundos são para continuar. “Temos feito algumas iniciativas com ajuda de alguns grupos de pessoas, a quem não me canso de agradecer e estamos atentos a peditórios de outras organizações da freguesia, pois não podemos sobrecarregar muito as pessoas”.

Hélder Matos finaliza: “A nova comissão não pode deixar de fazer um grande agradecimento a todos que estão a colaborar, para que se consiga levar esta etapa a bom porto”.” A todos sem exceção muito obrigado” conclui.



  No rvjornal  ás quintas feiras nas bancas 

Na Radio Vizela -link aqui











Sem comentários: